Biografia

Jimmy P

JIMMY P É O ALTER-EGO DE JOEL PLÁCIDO. NASCEU NO BARREIRO, MAS A SUA VIDA ESTÁ ASSOCIADA A VÁRIAS GEOGRAFIAS, NOMEADAMENTE ANGOLA (TERRA NATAL DOS PAIS), PARIS (ONDE VIVEU DURANTE A ADOLESCÊNCIA) E O PORTO (ONDE CRIOU RAÍZES E COMEÇOU A DAR OS PRIMEIROS PASSOS NO MUNDO DAS ARTES DO ESPETÁCULO).

O GOSTO PELO RAP, ADQUIRIDO NO TEMPO EM QUE VIVEU EM PARIS, E A INFLUÊNCIA DE OUTROS ESTILOS MUSICAIS DESPERTARAM A SUA APETÊNCIA PARA A MÚSICA. APÓS VÁRIAS INTERAÇÕES COM OUTROS ARTISTAS, SEGUIU-SE UM PROCESSO DE MATURAÇÃO QUE ORIGINOU O APARECIMENTO DE JIMMY P COMO ARTISTA A SOLO.

EM 2013 EDITOU O SEU PRIMEIRO ÁLBUM “#1”, DISCO QUE ESTEVE NA BASE DE UMA DIGRESSÃO QUE O LEVOU A PERCORRER O PAÍS DE NORTE A SUL E ILHAS. EM 2015 REGRESSOU COM “FVMILY F1RST”. SEGUIU-SE “ESSÊNCIA” E, DEPOIS, “ALCATEIA” (NÃO UM ÁLBUM, MAS UMA MIXTAPE) EM MARÇO DE 2018.

EM 2020 LANÇOU O ÁLBUM “ABENSONHADO”, SEGUIDO DE UM CONCERTO DE CELEBRAÇÃO DE DEZ ANOS DE CARREIRA, QUE ESGOTOU O COLISEU DO PORTO.

SEGUIU-SE O LANÇAMENTO DE VÁRIOS SINGLES E EP, BEM COMO COLABORAÇÕES COM UMA NOVA GERAÇÃO DE ARTISTAS, NUMA EXPLORAÇÃO ESTÉTICA E SONORA, CULIMANDO NUM ANOS DOS MAIS FRUTÍFEROS DA SUA CARREIRA ATÉ AO MOMENTO.

EM 2023 EDITOU "ALELUIA" E "GIRASSOL", TEMAS QUE MARCAM O RITUAL DE PASSAGEM E DESVENDAM UM POUCO MAIS DO QUE SERÁ O NOVO DISCO DO ARTISTA. PARA O FINAL DO ANO RESERVOU A DIGRESSÃO NACIONAL "NATAL URBANO", COM NOVE DATAS QUE PERCORRERAM O PAÍS DE NORTE A SUL. EM CADA CIDADE FOI ACOMPANHADO POR COROS LOCAIS, TORNANDO OS ESPECTÁCULOS ÚNICOS E IRREPETÍVEIS, NUM TRABALHO DE CO-CRIAÇÃO COM DIFERENTES COMUNIDADES ARTÍSTICAS.